Arquivo

Arquivo de abril, 2011

Andar de ônibus é mais ecológico

15, abril, 2011

Embora pouco se comente, andar de ônibus é mais ecológico. Enquanto oito automóveis equivalem na prática a um ônibus no trânsito, o ônibus ainda apresenta a vantagem de consumir menos energia que um veículo se comparado ao número de  pessoas transportadas.

Outro aspecto importante é que o ônibus é mais seguro, uma vez que os motoristas da maioria das empresas são treinados  e  capacitados com  freqüência para conduzirem veículos fazendo uso das melhores práticas. Isso acaba por influenciar negativamente, ou seja, evitando o  número de  acidentes e também o  número de mortes no trânsito, pois em termos estatísticos na maioria dos acidentes  envolvendo  ônibus a causa origina-se  no outro veículo ou outro condutor e não no ônibus ou condutor do mesmo.

Ao se comparar o ônibus com a moto observa-se que o número de acidentes é 21 vezes menor, pois as motos além de apresentarem maiores índices de poluição, dada a baixa tecnologia no controle da emissão de gases desses veículos; são mais propícias a colocarem seus condutores em situação de risco.

Por tudo isso vale à pena repensar sobre a utilização do ônibus no seu cotidiano, pois ao utilizar esse veículo e serviço, contribui-se para o meio-ambiente, para a redução de veículos, para a redução dos acidentes e número de mortes no trânsito, além de reduzir o consumo de energia, entre tantos outros aspectos. Nós da RTI incentivamos e acreditamos no transporte rodoviário intermunicipal de passageiros pelo ônibus, pois entendemos que além de todas essas vantagens, há ainda as vantagens sociais e econômicas tanto pelo número de empregados no setor, quanto pelo benefício auferido às comunidades atendidas pelas empresas e suas linhas.