Arquivo

Arquivo de abril, 2015

Lições de Boas Práticas.

14, abril, 2015

A seca prolongada em nosso Estado e a necessidade de economizar água tem despertado a consciência e a prática de uma nova política de racionalização e uso de nossas reservas. As empresas de transporte rodoviário de passageiros tem despertado a consciência ambiental neste sentido.

Em nossas empresas o consumo mais expressivo de água ocorre nas lavanderias e nas operações de lavagem e limpeza dos ônibus. Em suas garagens, as empresas mantêm estações de lavagens dimensionadas de acordo com o tamanho da frota e o porte das operações. Estas estações reutilizam água retratada por cuidadosos processos de tratamento deixando a mesma em plenas condições físico-químicas de aplicação.

Temos como exemplo de lição de boas práticas a empresa Viação Ouro e Prata S.A. Vencedora do Prêmio ANTP/ABRATI de Boas Práticas 2014, a empresa segue religiosamente esta economia (na casa de 18% dos custos mensais de água) mantendo sua frota com aparência impecável em sua limpeza.

Ônibus da Empresa Ouro e Prata S.A.

Também, a Empresa Planalto Transportes LTDA. tem a mesma consciência e prática. A água usada nas lavagens dos ônibus é reutilizada e levada por canaletas até um tanque. Este, por sua vez, alimenta uma estação de tratamento, em vários estágios, para mais tarde poder ser reutilizada.
Ônibus da Empresa Planalto Transportes LTDA.

A RTI parabeniza a iniciativa de todas as nossas empresas em promover a economia e preservação do nosso meio ambiente!

FONTE: REVISTA ABRATI (março/2015, nº 80)